terça-feira, 18 de dezembro de 2007

50 por 1 mostra a cultura exótica da África do Sul

O programa 50 por 1 de Álvaro Garnero revelou as curiosidades da África do Sul, país que atrai visitantes do mundo inteiro por seu povo exótico, fauna e flora exuberante, além da cultura rica em contrastes. O programa vai mostrar o jardim botânico da Cidade do Cabo, que é hoje o maior em diversidades de espécies do mundo.Álvaro também vai conheceu a Boulder Beach, que a partir de 1982 recebeu novos habitantes: um casal de duas espécies de pingüins africanos. A notícia se espalhou rápido e hoje 3 mil pingüins vivem nessa praia. É o único lugar do mundo onde é possível tomar banho de sol na companhia desses animais tão exóticos.







O Bairro de Bo Kaap foi outro destaque do programa. A região recebeu imigrantes de todas as partes, como Indonésia, Sri Lanka, Índia e Malásia. A maioria da população é muçulmana e todas as mesquitas estão concentradas lá.O apresentador se hospedou numa vinícola para conhecer de perto os famosos vinhos da região de Franschoek. Com uma bela vista panorâmica para os vinhedos, é possível sentir o perfume da uva e do vinho, o que preparou o hóspede para a melhor experiência que se vive no local: a degustação de vinhos.Franschoek é considerada a capital do vinho na África do Sul, mas sete dos 10 melhores restaurantes do país também estão localizados na região. Álvaro mostrou o que há de melhor na gastronomia africana. E outra experiência inesquecível que não pode faltar no roteiro foi visitar as savanas africanas.

Curiosidades africanas


A África do Sul é sem dúvida, marcada por suas diferenças. Mas o que impressiona são as culturas tribais, sua fauna e flora que datam milhares de anos com o contraste de um país moderno com facilidades e conforto para ninguém colocar defeito. Para quem escolhe esse canto do mundo como destino, Johannesburg, Cape Town e Sun City são ideais para tirar o melhor proveito e conhecer a cultura e natureza africana.
A cidade de Johannesburg, a principal entrada de turistas no país, se desenvolveu por ter sido descoberto ouro em 1886, quando o fazendeiro George Harrison descobriu o precioso metal em suas fazendas. Para quem prefere se aventurar, o lado nordeste da cidade oferece um safári fotográfico no Parque Nacional Kruger, principalmente de abril a setembro, os famosos “Big Five” – considerados os 5 mamíferos mais importantes da região: leopardo, búfalo, leão, elefante e rinoceronte poderão ser clicados.
No caminho, em direção ao parque, está localizado o Mpumalanga Meander – Montanha da Pedra, que é uma das partes mais bonitas do país com o canyon do rio Blyde.

domingo, 9 de dezembro de 2007

O que são direitos humanos?

“Em seu conceito, embora os termos “direitos humanos”, “direitos civis” e “liberdades civis” sejam utilizados como sinônimos, há diferenças de enfoque.
A expressão “direitos humanos” é utilizada em direito internacional para indicar os direitos de todos os seres humanos da face da terra. Mas, geralmente, são divididos em “direitos civis e políticos”, que não devem ser restringidos pelos governos, e “direitos econômicos, sociais e culturais”, que os governos deveriam oferecer e dar a liberdade ao povo de seu País. Pois, “direitos civis” e “liberdades civis” são expressões usadas com mais freqüência para descrever liberdades protegidas pelas “leis” de um determinado País”.
Por exemplo: Vários países ainda privam os cidadãos de “direitos elementares”: Na África do Sul, sob o “aprtheid”, a “minoria branca” privou a população “negra majoritária” de vários direitos. No Brasil, um dos maiores países mestiços do mundo, foi gerado em ventre escravo e assim mesmo, ainda existe preconceito, discriminação racial e isso, vem caracterizando-se pelas atrocidades realizadas com a cultura religiosa da África-Negra, sendo a mesma, uma cultura milenar. O preconceito e a discriminação racial não são explicitados, hoje, de maneira agressiva, manifestam-se de forma sutil. E na maioria das vezes, o discurso e a intenção é pretensamente e politicamente correto, entretanto, está eivado de preconceito, principalmente, quando se refere à Religião de Matriz da África-Negra (Africanista). Por todo o exposto, somos brasileiros tomados por um sentimento de repúdio e de vergonha. Repúdio porque ainda se pensa, escreve e se pinta e a falta de respeito para com a Religião Africanista no Brasil, desse jeito em pleno século XXI.