quarta-feira, 19 de setembro de 2007

projeções para um futuro não tão distante

*fazer com que as crianças possam frequentar escolas cuja a qualidade de ensino seja a mesma para todas as etnias.

*reestrururar o sistema de saude para melhorar a assistência e sobre tudo nas zonas rurais.

*controlar doenças como tuberculose e Aids.

*diminuir o desemprego.

*melhorar as condições de vida em relação a baixa estrutura do país.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Importância do país no comércio mundial

Com base em uma economia de mercado, a África do Sul conseguiu uma das maiores rendas per capita do continente africano. Tornou-se o maior produtor de ouro do mundo e o segundo de diamantes. A indústria de mineração como um todo (platina, amianto, cromo, urânio etc), representando quase metade da extração de todo o continente, formou a base da prosperidade do país.
A riqueza de recursos naturais permitiu um crescimento constante durante décadas, apesar das tensões políticas. A partir da segunda guerra mundial, a indústria sul-africana experimentou um crescimento acelerado. Implantaram-se instalações petroquímicas e siderúrgicas, fábricas alimentícias e têxteis. Desenvolveram-se os setores industrial e agrícola, graças à mão-de-obra barata proporcionada pela população negra e ao elevado nível tecnológico alcançado pela minoria branca.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Desenvolvimento social



Em termos do Índice de Desenvolvimento Humano, fica óbvio que um dos principais fatores responsáveis pelos reveses enfrentados pela África do sul tem sido a Aids.


O IDH que classifica os países segundo as áreas de saúde, expectativa de vida e educação, colocou Níger, no oeste da África, na última colocação. A população do continente é estimada em 628.000.000 de habitantes, A África do Sul vai registrar uma baixa constante da taxa de natalidade até 2021 que combinará com um aumento também constante da taxa de mortalidade neste mesmo período, revela um estudo publicado pelo Instituto das Relações Raciais.


Taxa de mortalidade infantil: total: 59,44 mortes/1.000 nascimentos homens: 62,95 mortes/1.000 nascimentos mulheres: 55,84 mortes/1.000 nascimentos.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

potencialidade econômica


A economia sul-africana tem apresentado sólido crescimento (em torno de 3,5% a 4% do PIB) nos últimos dez anos e vem atraindo investimentos, principalmente do Reino Unido e dos Estados Unidos. A demanda por produtos brasileiros cresceu nos últimos anos e as exportações para lá aumentaram 32,27% de 2004 para 2005, alcançando US$ 1,37 bilhão. Mas ainda há um grande espaço para o incremento das vendas.A Unidade de Inteligência Comercial da Agência e estudos de consultorias internacionais apontam diversas oportunidades. Durante a Missão, serão explorados seis segmentos considerados extremamente promissores: máquinas e equipamentos, equipamentos médicos, plásticos, eletroeletrônicos, tecnologia da informação e alimentos.
A África do Sul é o país mais desenvolvido no Continente Africano e representa um importante mercado para o Brasil e para os demais países do mundo.Apesar da economia sul-africana ser bastante diversificada, a indústria da mineração é uma das principais,sendo que o país é o maior produtor de platina, ouro e cromo do mundo. A indústria também é forte na produção têxtil, química, automobilística, de fertilizantes, produtos alimentícios, aço, ferro, máquinas e a reparo de navios. Os serviços financeiros são sofisticados, sendo que a bolsa de valores de Johanesburgo está entre as principais do mundo.O país é um grande exportador de alimentos, apesar de enfrentar expressivas variações nos níveis de produção, devido a seca periódica. Somente 12% das terras são apropriadas para o cultivo. Os principais produtos agropecuários são: milho, trigo, açúcar, verduras, carne bovina e suína, lã e lacticínios.As importações sul-africanas são bem diversificadas e consistem principalmente de máquinas e equipamentos, peças para carros, máquinas e materiais elétricos, plásticos, artigos e equipamentos médico-odontológicos e hospitalares, vestuário e produtos têxteis.Em 2004, as importações realizadas pela África do Sul somaram US$ 47,7 bilhões e cresceram 38,6% de 2003 para 2004, sendo que no biênio 2002-2004, o crescimento foi de 82,34%.Relação Comercial Brasil – África do Sul

Histórico de povoamento

A história da África so Sul, iniciou ainda no século XVII, época da chegada dos holandeses à região. Os europeus chegaram à região sul africana em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias contornou o cabo da Boa Esperança. A partir do século XVII, os imigrantes holandeses, inicialmente interessados em explorar a rota comercial para a Índia, passaram a considerar a região como sua pátria.Em 1806, os ingleses tomaram a cidade do Cabo e se instalaram no lugar, lutando contra os nativos negros e contra os descendentes de holandeses, chamados de bôeres. Os choques atravessaram todo o século XIX, provocando movimentos migratórios dos bôeres para o nordeste do país, onde fundaram duas repúblicas, o Transvaal e o Estado Livre de Orange.Na passagem para o século XX, a Guerra dos Bôeres resultou na vitória dos ingleses. Os Estados bôeres foram anexados pela Coroa Britânica. Em 1910, juntaram-se às colônias do Cabo e de Natal para constituir a União Sul-Africana. Os negros, no entanto, eram a imensa maioria e constituíam uma ameaça ao domínio da minoria branca.